O FORDU É UMA ONG DE DIREITOS HUMANOS AO ENTENDER QUE TODOS OS PROBLEMAS DOS CIDADÃOS SE RESOLVEM RECONHECENDO-LHES A CIDADANIA E ACESSO A SEUS DIREITOS
O FORDU-Fórum Regional para o Desenvolvimento Universitário é uma Organização Não-Governamental, de direito angolano, com caracter filantrópico, não-lucrativo, com fins humanitários e solidariedade, sem fins político-partidários, com Sede no Huambo, onde foi criado em Janeiro de 2005. É de âmbito regional que pode abrir representações a nível nacional e no estrangeiro.
Missão Institucional
O FORDU-Fórum Regional para o Desenvolvimento Universitário, se identifica como uma ONG de Direitos Humanos ao entender que todos os problemas dos cidadãos se resolvem reconhecendo-lhes a cidadania e acesso a seus direitos. O FORDU crente no princípio de que a pobreza é a consequência da desigual e injusta estrutura social do Poder e não é um factor natural das pessoas. Acredita que só uma intervenção social baseada na educação das pessoas a partir das suas necessidades, no conhecimento, reconhecimento, promoção, garantia e satisfação dos direitos humanos fundamentais, permite aos cidadãos mais desfavorecidos e empobrecidos superar a sua situação de pobreza através de usufruir de seus direitos inalienáveis na sua dimensão económica, social, cultural, civil e política do cidadão; o FORDU entende que a educação é o único farol que ilumina o caminho do progresso social mas só, absolutamente só serve sua função social se os seus agentes tiverem a consciência de si e de seu devir.
FORDU em números:
Os nossos números indicam como impactamos a sociedade angolana.
Anos de existência
Projectos Realizados
Grupos privilegiados: a juventude, as mulheres e os grupos desfavorecidos
Activistas de DH atenditos
Valores Fundamentais
O FORDU-Fórum Regional
para o Desenvolvimento Universitário tem como valores internos:
Sede Social
O FORDU-Fórum Regional para o Desenvolvimento Universitário é uma organização de âmbito regional com a sede na província do Huambo; pode realizar acções e 2 possuir representantes em qualquer parte do território nacional ou no estrangeiro de acordo com a lei. A criação de suas estruturas nas Províncias é condicionada pelas limitações de sua capacidade económica.
Âmbito geo-estratégico de actuação do FORDU
01.
Nível
O FORDU trabalha com as faculdades locais, com os actores locais, com as organizações de base…
O FORDU trabalha com as faculdades locais, com os actores locais, com as organizações de base para a construção de capacidades (capacities building) através de implementação de projectos concretos; neste nível embora trabalhe com todas as camadas, há 3 grupos privilegiados: a juventude, as mulheres e os grupos desfavorecidos. Implementa projectos de democracia, direitos humanos, 3 descentralização e autarquias, género, transparência, desenvolvimento rural sobre segurança alimentar; implementa projectos de educação incluindo construção de infraestruturas; promove debates para a democracia, workshops, seminários sobre liberdades de expressão; trabalha no acesso à justiça através de monitoria dos trabalhos dos Tribunais a nível local etc.
02.
Nível
O FORDU trabalha em cooperação com outras organizações não governamentais, com o corpo diplomático acreditado em Angola. Dirige petições e promove encontros de aproximação e concertação com os órgãos de soberania em Angola e outras instituições de nível nacional.
03.
Nível
Internacional o FORDU trabalha com as Organizações Não- Governamentais Internacionais…
Internacional o FORDU trabalha com as Organizações Não- Governamentais Internacionais, as Instituições Intergovernamentais e as Agencias das Nações Unidas. Participa de vários mecanismos nacional de defesa dos Direitos Humanos incluindo o RPU-Revisão Periódica Universal do Comité de Direitos Humanos das Nações Unidas, elaborando relatórios para a Comissão Africana dos Direitos Humanos da OUA, estimulando o debate e influenciando as instituições do Estado angolano sobretudo o Parlamento, os tribunais, e os partidos políticos a debater sobretudo os vários problemas que afetam a população angolana.
Devido à sua ligação com a juventude universitária, o FORDU dinamiza os estudantes universitários em intercâmbio sócio -científico e mobilidade de quadros, refletindo sobre políticas gerais e especificas de ensino superior quer público quer privado e sua ligação com os valores democráticos, direitos humanos, desenvolvimento e progresso humano. Articula no plano internacional com movimentos juvenis para a Democracia, Transparência, Proteção do Meio Ambiente, Género, Saída Humanitária, coopera com as ONG’s Internacionais bem como as agencias das Nações Unidades e as Embaixadas .
Ajude o FORDU a cumprir com a sua missão
Por causa de nossos parceiros, estamos a fazer o bem para mais pessoas!