TikTok está novamente online nos EUA “graças” a intervenção de Donal Trump

O Governo dos EUA legislou para banir do solo americano a rede social Tik Tok porém Donald Trump, Presidente que tomou posse dia 20 de Janeiro de 2025, recuou e mantem uma moratória para Tik Tok

Os EUA construiram seu império de fama, através de coleccionar talentos do mundo e atrai-los para os EUA. Tudo o que é bom, querem-no para si. Agora vieram com uma chantagem pouco fundamentada segundo a qual, ou vendem a plataforma ou então 170 milhões de americanos e seus negócios no Tik Tok serão banidos do solo americano e a China, Pátria do Tik Tok está reticente.

Fonte: FORDU

 

“Obrigado pela tua paciência”, TikTok regressa após ser banido nos EUA durante algumas horas, tudo “graças” à intervenção de Donald Trump.

Sumário:

  • A app da ByteDance é uma plataforma de partilha de conteúdo curto que se tornou popular nos últimos anos, sendo utilizada por mais de 1.5 mil milhões de pessoas por todo o mundo;
  • Devido a suspeitas de que a empresa chinesa está a enviar dados dos utilizadores para o país natal foi decidido que o TikTok seria banido dos EUA a não ser que fosse vendido a uma empresa americana;
  • Após esta offline durante algumas horas, o TikTok regressou e a ByteDance já agradeceu o apoio do atual Presidente Donald Trump.

O TikTok é uma rede social desenvolvida pela chinesa ByteDance em 2016 com o objetivo de permitir aos utilizadores criarem e partilharem vídeos, à semelhança do Youtube e do Instagram. Contudo, a plataforma ficou conhecida pelos seus vídeos curtos e pela “timeline infinita”, garantindo horas e horas de vídeos seguidos que rapidamente conquistaram e viciaram.

Atualmente, a app tem mais de 1.8 mil milhões de utilizadores e além de proporcionar entertenimento a todas as gerações, o TikTok é ainda fonde de rendimento para milhões de pequenos empresários por todo o mundo. A possibilidade de criar conteúdo ao vivo e de adicionar produtos à loja online, permitiu a muitos expandirem os seus negócios pequenos pessoais. Empresas e influencers, usam também a rede para alimentar as suas marcas.

As maiores polémicas do TikTok

Mas isso não significa que o TikTok seja uma rede social tranquila. Milhares de especialistas em saúde mental já alertaram para os problemas da “timeline infinita” popularizada pela app chinesa (e replicada pelo Facebook, Instagram e Youtube).

A produção constante de dopamina, cada vez que termina um vídeo, cria um vício difícil de combater e responsável pelo aumento do stress entre crianças e adolescentes. Este tipo de linha temporal, está também a levar os jovens a não conseguirem estar parados, tanto numa sala de aulas como numa sala de cinema – mas só este tema dava um artigo.

biden redes sociaistik tok
comentários (0)
Add Comment